Maricá inicia vacinação contra Covid-19 em meninas de 11 anos

A Prefeitura de Maricá iniciou nesta quinta-feira (20/01) a vacinação contra a Covid-19 em meninas de 11 anos. A imunização para essa faixa etária estará disponível até esta sexta-feira (21/01) no Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá, assim como a imunização de crianças com comorbidades ou deficiência permanente, de 5 a 11 anos. Desde sexta-feira (14/01), 336 crianças já foram vacinadas na cidade.

A partir da segunda-feira (24/01), o município avança no cronograma de vacinação das demais crianças, respeitando a ordem decrescente das idades. Serão abertos dez polos de vacinação exclusivos para a imunização infantil, que vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A expectativa é concluir a aplicação da primeira dose nas crianças no dia 10 de fevereiro, mas a continuidade do calendário depende da chegada das doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

A subsecretária de Rede de Atenção Ambulatorial e Saúde Coletiva, Cláudia Rogéria de Lima, afirmou que a vacinação fez com que diminuísse consideravelmente as mortes nos adultos com Covid-19, em comparação ao ano passado, sendo registrados apenas casos com sintomas leves.

“O número de crianças hospitalizadas está aumentando e é de fundamental importância que elas estejam protegidas. Mais de 90 %da população com mais de 12 anos e sem qualquer evento adverso grave já estão vacinadas. Lutamos tanto para ter a vacina e ela está aí”, disse.

 

Mães e filhas ansiosas pela vacina

Eliane Menezes, moradora do bairro Mumbuca, levou a filha Maria Eduarda Menezes, de 11 anos, para tomar a tão esperada primeira dose aplicada na sede do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem).

“Estamos acompanhando várias notícias de crianças que ficaram muito prejudicadas por esse vírus. Saber que minha filha está vacinada é maravilhoso e me sinto aliviada e em paz”, disse Eliane.

Bárbara Pacheco, que mora no Caxito, também levou a filha Thaís Pacheco, de 11 anos a receber a primeira dose.

“Quero voltar a ir para a escola, ver meus amigos e passear porque sinto muita falta disso. Queremos viver normalmente logo”, disse Thaís.

A estudante Maria Eduarda Costa, 11 anos, chegou acompanhada da mãe e ansiosa para tomar a vacina.

“Temos que tomar para ficarmos protegidas. Queria muito que chegasse a minha vez e estou muito feliz que o meu dia chegou. Venham tomar vacina, gente”, convidou a menina.

Documentos para a vacinação

O responsável legal deverá levar a caderneta de vacinação, além de um documento de identidade ou certidão de nascimento da criança. As crianças com comorbidades ou deficiência permanente também precisam do laudo médico. Serão vacinadas as com comorbidades ou deficiências listadas no PNI.

 

Calendário

Crianças com comorbidades ou deficiência permanente (exclusivamente no Sarem)

Sexta-feira, 21/01 – 5 a 11 anos

 

Demais crianças (exclusivamente no Sarem)

Sexta-feira, 21/01- meninas de 11 anos

 

Demais crianças (10 polos de vacinação)

24 e 25/01- meninos de 11 anos

26 e 27/01- meninas e meninos de 10 anos

28 e 31/01- meninas e meninos de 9 anos

01 e 02/02 – meninas e meninos de 8 anos

03 e 04/02-meninas e meninos de  7 anos

07 e 08/02- meninas e meninos de 6 anos

09 e 10/02-  meninas e meninos de 5 anos

 

Locais

Sexta feira (21/01)

Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem)- Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, nº 200, Centro – Maricá.

 

A partir de segunda-feira (24/01)

USF Ponta Grossa – Rua Irineu Ferreira Pinto, s/n.

USF ESF Central – Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.

USF Bairro da Amizade – Rua Eliete Rocha Santos, Lote 28, Quadra 90 (antiga Rua 53)

USF Barra – Rua Ênani Manoel Soares, s/n, Barra de Maricá.

USF Inoã II – Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n, (ao lado do DPO).

USF Barroco – Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu.

USF São José I – Rua Caio de Figueiredo, s/n (Travessa CIEP).

USF Bambuí – Av. do Contorno, s/n.

USF Santa Rita – Rua Antônio Marques Mathias, s/n, Quadra 433 (antiga Rua 36).

USF Ubatiba – Avenida Niterói, s/n.

 

        

       

 

 

Comentário