Prefeitura promove colônia de férias inclusiva às crianças da cidade

A Prefeitura de Maricá realiza entre 31/01 e 04/02, das 13h às 17h, uma colônia de férias gratuita e diferenciada para as crianças de 6 a 10 anos, oferecendo atividades artísticas que promovem a inclusão consciente das Pessoas com Deficiência (PCD) de uma maneira divertida e descontraída. As inscrições estão abertas até o meio-dia de sexta-feira (28/01) e podem ser feitas através do número (21) 3005-4107, com 10 vagas disponíveis, por conta das medidas de combate à Covid-19. 

O projeto será desenvolvido no Centro de Referência em Políticas Inclusivas de Maricá (CRPI), com transporte gratuito adaptado às crianças com deficiências e refeições completas aos participantes. Além disso, o CRPI possui uma equipe técnica completa para atender aos alunos, contando com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), fisioterapeuta, monitores de atividades, pedagoga, auxiliar de biblioteca, psicólogos e assistentes sociais. 

Integração com os pais e responsáveis 

Um grupo sobre a colônia de férias será criado no aplicativo WhatsApp, onde os responsáveis serão adicionados para acompanhar, por meio de vídeos e registros fotográficos, o dia a dia dos pequenos. 

Os responsáveis pelos alunos também receberão um e-mail contendo os detalhes das atividades que serão desenvolvidas, além do cardápio de refeições que serão oferecidas às crianças durante esse período.  

Aprendizado contínuo 

De acordo com a Secretaria de Políticas Inclusivas, responsável pela iniciativa, cada criança receberá um kit de atividades ao final do projeto, com o objetivo de dar continuidade aos projetos artísticos dentro do ambiente familiar. 

Atividades propostas pela oficina de artes 

– Pintura de quadros 

– Produção de máscaras carnavalescas feitas com itens emborrachados 

– Contação de histórias com os fantoches inclusivos da unidade 

– Dinâmica com bexigas d’água (mediante autorização prévia dos responsáveis) 

– Atividades com massa de modelar 

– Pintura com giz de cera 

– Produção de mosaico com papel crepom- em alto relevo para as crianças cegas 

– Aula de Libras, com a apresentação de sinais básicos 

– Utilização dos brinquedos pedagógicos da unidade 

– Caixa sensorial para descobrir objetos e experienciar sensações 

– Caça ao tesouro 

Serviço: Colônia de férias inclusiva 

Inscrições: através do (21) 3005-4107, até 28/01 (sexta-feira) ao meio-dia 

Requisitos: Ter entre 6 e 10 anos e ser morador de Maricá. A prioridade das vagas será para crianças com deficiência 

Comentário