Prefeitura divulga sorteados para vagas do Qualifica Maricá

A Prefeitura de Maricá divulgou nesta quarta-feira (23/02) o resultado do sorteio das 1.150 vagas em dez cursos do programa Qualifica Maricá, que oferece aulas gratuitas de qualificação e aperfeiçoamento profissional. A lista dos contemplados pode ser acessada no site: www.qualificamarica.com.br. O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

Os sorteados terão os dias 3, 4 e 7 de março para fazer a matrícula em um dos polos do projeto (localizados em Inoã, Itaipuaçu, Condado e Centro), das 9h às 20h. Do total de vagas, 30% foram reservadas para beneficiários de programas sociais da prefeitura e para pessoas com deficiência. As vagas que não forem preenchidas nestes dias serão liberadas para os próximos da lista de sorteados, que deverão se matricular nos dias 8 e 9 de março.

Para efetivar a matrícula será preciso a apresentação dos documentos (original e cópia) de identificação civil, CPF, NIS (Número de Inscrição Social) e dos comprovantes de vacinação da Covid-19, escolaridade e residência, além de um número de telefone válido. Também será necessário o comprovante de participação em programas sociais do município, se for o caso.

Na área administrativa, os cursos mais procurados foram os de Assistente Administrativo e Operador de Computador; já na área do empreendedorismo os mais concorridos foram Mecânico de Motocicletas e Eletricista Instalador Predial. As aulas terão início no dia 14 de março e se estenderão por três meses.

Número de vagas pode ser ampliado nas próximas etapas

O presidente do ICTIM, Celso Pansera, lembra que os candidatos que não conseguiram uma das vagas neste momento terão outra oportunidade daqui a três meses, quando será realizado novo sorteio para mais 1.150 vagas. Para ele, a grande procura pelos cursos – foram mais de 4.800 inscrições – revelou a necessidade de capacitação sentida pela população maricaense.

“O elevado número de inscritos revela a demanda reprimida de necessidade de capacitação. O resultado nos surpreendeu e, para os próximos ciclos, teremos que já estudar a possibilidade de ampliar o número de vagas e até abrir novos cursos, pois tivemos muitas solicitações neste sentido”, destacou.

Serviço

Divulgação do resultado do sorteio: 23/02 pelo site www.qualificamarica.com.br

Matrículas dos sorteados: 3, 4 e 7 de março, das 9h às 20h

Matrículas em vagas remanescentes (repescagem): 8 e 9 de março

Início das aulas: 14 de março

Endereços dos polos de qualificação profissional

– Centro: Rua Barão de Inoã, 500

– Condado: Rodovia Amaral Peixoto, Km 27,5

– Inoã: Rua do Mamoeiro, lote 12, quadra 02

– Itaipuaçu: Avenida Carlos Marighella, 160

Comentário