Circuito Ecológico leva trilheiros ao Rio Ubatiba neste sábado (02/04)

A Prefeitura de Maricá promove, neste sábado (02/04), mais uma edição do Circuito Ecológico, que terá como destino o Rio Ubatiba, no Silvado, o principal afluente da cidade. Os participantes deverão se encontrar às 8h no bairro, próximo ao ponto final da linha E04 (Centro x Silvado) dos ônibus Tarifa Zero, conhecidos como Vermelhinhos. De lá, os trilheiros seguirão em uma caminhada leve por 1,8 Km, recomendada a pessoas de todas as idades, com cerca de 2 horas de duração (ida e volta).

Durante o trajeto, a população também conhecerá a sede da Unidade de Conservação do Silvado, localizada na Área de Proteção Ambiental das Serras de Maricá (APASEMAR), que monitora a fauna e a flora da região. Administrado pela Secretaria de Cidade Sustentável, também organizadora do Circuito Ecológico, o espaço foi inaugurado em dezembro de 2021 e é base para atividades socioculturais e ambientais.

Os interessados em participar do circuito, devem se inscrever, a partir das 13h desta quinta-feira (31), por formulário na plataforma Google Forms, no link https://forms.gle/1XjiyctvkpZuszao8. Lembrando que crianças com menos de 12 anos não necessitam de inscrição, mas precisam estar acompanhadas de um responsável com documentos de identificação.

Trajeto passa por construções históricas

Após visita à sede da Unidade de Conservação, os participantes seguirão pela antiga Estrada de Tropeiros até chegar ao Rio Ubatiba, passando por construções centenárias, onde pode ser visualizada a Pedra do Silvado, além de montanhas que cercam o local. No final da caminhada, os trilheiros poderão se banhar na “Biquinha do Ubatiba”, espaço seguro do rio e com águas calmas.

Itens essenciais para a caminhada

Para garantir conforto e segurança durante o trajeto, os participantes devem vestir roupas leves, usar boné e calçado apropriado, além de ser recomendado que portem roupas de banho. Também é necessário que os participantes levem água, lanche, repelente, protetor solar, cangas, sandálias de dedo ou chinelos.

Aqueles que tiverem dúvidas sobre o Circuito Ecológico, podem comparecer à sede das Unidades de Conservação de Maricá — Rua Thomaz Colaço, s/nº, no Espraiado. Além disso, é possível entrar em contato por telefone no número (21) 97107-8991.

Vermelhinhos levam a população até o início da caminhada

Os ônibus Vermelhinhos de Maricá são a melhor opção para chegar até o ponto de encontro. A linha E04, que liga o Centro ao Silvado, tem a sua parada final no local de início da caminhada e parte às 7h05 da Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro, em direção ao bairro.

Serviço:
Circuito Ecológico no Rio Ubatiba
Data: 02/04 (sábado), a partir das 8h
Ponto de encontro: parada final da linha E04, no Silvado
Inscrições: https://forms.gle/1XjiyctvkpZuszao8 , a partir das 13h desta quinta-feira (31). Crianças com menos de 12 anos não necessitam de inscrição, mas precisam estar acompanhadas de um responsável com documentos de identificação.
Gratuito e aberto a todos.

    

 

 

Comentário