Festa do Produtor Rural movimenta Parque de Exposições de Maricá

A Prefeitura de Maricá voltou a promover a Festa do Produtor Rural, neste fim de semana, após dois anos de interrupção por conta da pandemia de Covid-19. Em sua quarta edição, o Parque de Exposições da cidade foi sede do evento, com palestras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio (Emater-Rio), oficinas, feira da agricultura familiar e exposição de máquinas agrícolas, além de muita música e gastronomia.

Alguns dos temas abordados nas palestras foram a expansão da agroecologia em Maricá e no estado do Rio de Janeiro; o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que foi lançado para substituir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); a regularização de rebanhos pecuários como forma de aumentar os ganhos do produtor; e as políticas públicas voltadas à aquicultura – cultivo de organismos cujo ciclo de vida em condições naturais se dá total ou parcialmente em meio aquático – e pesca, entre outros. Nos dois dias de festa, também houve sorteios de cestas de produtos da agricultura familiar, além dos shows de Hanna, Valentin, Douglas Kali, Dalva, Lucas Roberto e Rhoan Victor.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, Julio Carolino, afirmou que o retorno da Festa do Produtor correspondeu às expectativas, não só em relação à parte expositiva, mas também pelo que agrega de conhecimento para os produtores rurais da cidade. “Não é um evento qualquer, é uma grande oportunidade de aprender mais, o que valoriza o agricultor familiar. As palestras trazidas pela UFF e pela Emater-Rio atraíram bastante interesse dos visitantes, mostrando que esse é o caminho. E estamos mais felizes por poder voltar com esse evento após a pandemia”, disse ele.

Kátia Correa, produtora de sabonetes e óleos aromáticos à base de plantas, expôs sua produção pela primeira vez na Festa do Produtor e se disse satisfeita com o evento. “Foi ótimo para fazer contatos com outros produtores e possíveis compradores. Eu já participo da feira de agricultura familiar que acontece em Araçatiba todo mês e pretendo vir sempre à Festa do Produtor também”, comemorou ela.

 

Fotos: Clarildo Menezes.

Comentário