Maricá foi a primeira cidade do estado do Rio a vacinar crianças, começando pelas indígenas

Primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a iniciar a vacinação infantil contra a Covid-19, Maricá realizou nesta sexta-feira (14/01) a aplicação das doses pediátricas em dez crianças indígenas de 5 a 11 anos, na aldeia Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí.

As primeiras doses chegaram sob o canto de gratidão e celebração dos povos indígenas. A pequena Sophia da Silva (Yva Mirim), de 8 anos, foi a primeira criança a receber o imunizante.

A líder da aldeia Cacique Jurema, que acompanhou de perto o momento, disse que fez questão de estimular a adesão à vacinação aos responsáveis pelas crianças da comunidade.

“Assim que me ligaram da Secretaria de Saúde dizendo que seriamos a primeira aldeia a receber a vacinação das crianças, foi uma grande alegria. Encorajo nossos parentes indígenas porque vacina é para nossa segurança e das nossas crianças”, destacou.

A vacinação das crianças indígenas será concluída neste sábado (15/01), quando as doses também chegarão a aldeia Sítio do Céu, em Itaipuaçu.

Vacinação prioritária

Também neste sábado (15/01), o município inicia a imunização das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, na sede do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), das 9h às 13h.

A vacinação continuará de segunda (17/01) a sexta-feira (21/01) para as crianças deste grupo prioritário, entre 9h e 16h, igualmente no SAREM. As crianças com dificuldades de locomoção severa poderão receber a vacinação em casa, agendando na sua Unidade de Saúde (USF) de referência.

A secretaria municipal de Saúde, Solange Oliveira, lembrou que a vacina é segura, eficaz, e importante para romper a cadeia de transmissão do vírus:

“O país está em um processo atrasado de contemplar crianças de 5 a 11 anos com a vacinação, e essa faixa etária se tornou um elo na cadeia de transmissão do vírus durante as festas de fim de ano. Nosso objetivo em Maricá é interromper logo esse elo. Hoje começamos a vacinar crianças indígenas na aldeia onde temos mais de 40 famílias, e onde houve casos de crianças contaminadas ao longo da pandemia. Precisamos proteger essa população mais vulnerável. E, na sequência, vamos vacinar crianças portadoras de deficiência e com comorbidades. Até chegar a todo o público infantil previsto”, concluiu a secretaria.

Calendário

A expectativa é que imunização para as crianças em geral comece na segunda-feira (24/01), após a vacinação dos grupos prioritários e respeitando a ordem decrescente das idades, desde que haja doses suficientes disponíveis, seguindo o recomendado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Documentos para a vacinação

O responsável legal precisará deverá apresentar o laudo médico que comprove a comorbidade ou a deficiência permanente, além de certidão de nascimento ou documento de identidade da criança. Serão vacinadas as crianças com comorbidades ou deficiências listadas no PNI.

Quando e onde vacinar

Datas:

15/01 – Crianças com comorbidades ou deficiência permanente de 5 a 11 anos (9h as 13h).

17/01 a 21/01 – Crianças com comorbidades ou deficiência permanente de 5 a 11 anos (9h às 16h).

Local: Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM)- Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, nº 200, Centro – Maricá.

Comentário