Nota oficial sobre abertura do Hospital Che Guevara

Assim que encerrou a abertura do Hospital Municipal Dr Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, nesta sexta-feira, 1° de maio, começou o processo de higienização, limpeza terminal e desinfecção – processos esses que duram cerca de 48h. Após, será feita a validação de todos os equipamentos para que a unidade esteja pronta para receber, de forma segura, a demanda de pacientes de Maricá. Estes pacientes serão admitidos de forma gradativa de acordo com suas necessidades e a liberação dos setores correspondentes.

“Nos preocupamos com os profissionais especializados e com experiência em atendimento a pacientes graves, além de levar em conta a humanização do hospital. Tanto que até os nomes das enfermarias são, na verdade, de ‘quartos’ para não lembrar em nenhum momento que o paciente é um enfermo”, comenta a secretária de Saúde Simone Costa.

As unidades de saúde da região (Upa de Inoã; Posto de Saúde Santa Rita, em Itaipuaçu; e Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro) vão regular via Núcleo Interno de Regulação (NIR) qualquer demanda de vaga. A unidade não tem gerência sobre nenhuma demanda além do município de Maricá.

O hospital nasceu de um projeto de atendimento de urgência e emergência, porém, com a chegada do novo Corona Vírus ao Brasil, está sendo inaugurado para ser uma unidade de portas fechadas, referenciada exclusivamente para Covid-19 enquanto durar a pandemia, sendo que toda autorização que vier de fora do município deve passar pela Secretaria de Saúde de Maricá. Nestes primeiros 15 dias, o Che estará preparado com 75 leitos (20 de CTI, 5 de trauma, 10 de apoio e 40 enfermarias). Estes números serão aumentados de forma gradativa de acordo com a demanda.

Se houver a necessidade urgente por conta de um acidente na porta do hospital, que fica no km 23 da RJ-106, o paciente será recebido em uma entrada separada da entrada de pacientes com Covid-19, estabilizado e transferido para o hospital de referência Conde Modesto Legal, no Centro de Maricá.

Comentário