Última edição da Mostra Maricá de Turismo e Negócios é realizada em Campos dos Goytacazes

A Prefeitura de Maricá finalizou nesta terça-feira (09/08) a série de eventos da Mostra Maricá de Turismo e Negócios, o Worktour, apresentando a empresários e investidores os principais projetos, políticas públicas, opções de turismo e de cultura em Maricá. Iniciativa das secretarias de Promoção e Projetos Especiais e de Turismo e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), a última edição aconteceu no Hotel Promenade Soho Campos, em Campos dos Goytacazes.

O projeto Tarifa Zero com 115 ônibus que circulam por toda extensão da cidade, com transporte para moradores e turistas sem cobrança de passagens; as 200 bicicletas gratuitas que são compartilhadas em 20 estações pelo município; e a Moeda Social Mumbuca que movimenta a economia local e adotada por outros municípios do Estado (Cabo Frio, Itaboraí e Niterói) foram algumas das políticas de Maricá apresentadas na cidade do Norte Fluminense.

Na avaliação do secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, o objetivo de promover a cidade e seus projetos foi alcançado pela mostra em suas três edições. “A ação não se resume apenas ao evento em si, mas a essa divulgação da mídia local que inclui o horário nobre da televisão antes e depois da mostra. Desta forma, mesmo quem não veio ficou sabendo sobre o que Maricá oferece a quem quer fazer turismo ou investir”, disse José Alexandre, acrescentando ainda que planejam viagens para outros estados, como Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, em ações rápidas em shoppings locais para atrair investidores.

Para o presidente da Convention & Visitors Bureau de Campos, Eduardo Pozitivo, as impressões sobre Maricá são as melhores possíveis. “Todo o país precisa conhecer esses projetos. Se pudesse, eu traria todos para cá. E o melhor é que quem os gere é um corpo técnico altamente qualificado, que demonstra conhecimento e competência. É uma cidade sólida para se investir”, afirmou Pozitivo.

O evento também é uma parceria com a Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI/RJ), a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Rio de Janeiro (FC&VB/RJ) e a Rede InterTV, que leva a mostra para suas três sucursais no estado. Nas edições anteriores, o Worktour aconteceu nas cidades de Cabo Frio (na Região dos Lagos, em julho) e em Nova Friburgo (na Região Serrana, em maio), atraindo o interesse dos empresários em conhecerem o município.

Tarifa Zero de Maricá inspira outros municípios

Quem se mostrou bastante satisfeito com o Worktour foi o presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad. Para ele, Maricá vai ficar marcada como a cidade iniciadora de modais gratuitos de locomoção que vem inspirando outros municípios.

“Depois de nossa primeira participação neste evento, recebemos em cerca de um mês a visita de representantes de quatro municípios diferentes para conhecer detalhes do que implantamos em Maricá. São Pedro da Aldeia, por exemplo, está iniciando um sistema de tarifa compartilhada a partir do nosso modelo. Com a mostra, levamos nosso trabalho a outras regiões e firmamos o nome da nossa cidade como iniciador do maior acesso ao transporte público, o que só leva benefícios à população”, ressaltou Haddad.

Após as apresentações dos projetos, a cantora Bruna Mandz, de Maricá, fez o show de encerramento do Worktur. Também participaram do evento os secretários Sady Bianchin (Cultura) e Júlio Carolino (Agricultura, Pecuária e Pesca), além de representantes da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda, Codemar, Banco Mumbuca, Instituto Darcy Ribeiro (IDR) e da Feirarte, iniciativa da Secretaria de Turismo.

 

Foto: Clarildo Menezes.

Comentário